As paróquias de Braga estão agrupadas em 14 arciprestados. Estes agrupamentos acontecem para uma mais eficaz acção pastoral e melhor organização dos diversos ministérios da Arquidiocese.
Arciprestados
Arciprestado de Amares
Arciprestado de Barcelos
Arciprestado de Braga
Arciprestado de Cabeceiras de Basto
Arciprestado de Celorico de Basto
Arciprestado de Esposende
Arciprestado de Fafe
Arciprestado de Guimarães e Vizela
Arciprestado de Póvoa de Lanhoso
Arciprestado de Terras de Bouro
Arciprestado de Vieira do Minho
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Arciprestado de Vila Verde
Paróquias
A Arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem aproximadamente 995 mil habitantes.
Em Outubro de 2014, aquando da visita de D. Luiz Fernando Lisboa à Diocese de Braga, foi assinado o Acordo de Cooperação missionária entre as dioceses de Braga e Pemba, pelos bispos das duas dioceses. É comum dizer-se que a Paróquia de Santa Cecília de Ocua é a 552ª paróquia da Arquidiocese de Braga.
Santuários
Na Arquidiocese de Braga há 15 santuários, frequentemente visitados por peregrinos e fiéis que buscam a partilha, a reflexão e a oração.
Sacerdotes e Sacramentos
A 31 de Dezembro de 2020, havia 390 sacerdotes na Arquidiocese (380 diocesanos e 10 membros de Institutos) e 112 religiosos professos membros de Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica (37 religiosos e 75 religiosas).
Ainda no ano de 2020, foram realizados na Arquidiocese 1311 Baptismos, 1223 Confirmações e 5223 Primeiras Comunhões. O número de matrimónios no mesmo ano foi de 226.