Diocese de Bragança-Miranda publica livro sobre “Unidades Pastorais”

A Diocese de Bragança-Miranda acaba de lançar o livro “Unidades Pastorais / Nova realidade, Nova Pastoral”.

As Unidades Pastorais visam “uma autêntica pastoral de conjunto, sobretudo no anúncio do Evangelho, na celebração da liturgia e na diaconia da caridade, procurando uma mais profunda complementaridade entre os presbíteros, os diáconos, os leitores, os acólitos, os ministros extraordinários da comunhão e outros leigos com responsabilidades próprias na pastoral da comunidade cristã”

D. José Cordeiro

A obra consiste uma compilação de alguns textos-base acerca do modelo pastoral lançado a 24 de Junho de 2012, por D. José Cordeiro, e actualmente implementado nos quatro arciprestados da diocese transmontana.

“Por Unidade Pastoral entende-se uma área territorial homogénea, na qual se incluem várias comunidades paroquiais comprometidas, de maneira orgânica, na sua missão evangelizadora, com pluralidade e diversidade de ministérios e orientada por uma equipa”, adianta a diocese em comunicado.

As Unidades Pastorais visam “uma autêntica pastoral de conjunto, sobretudo no anúncio do Evangelho, na celebração da liturgia e na diaconia da caridade, procurando uma mais profunda complementaridade entre os presbíteros, os diáconos, os leitores, os acólitos, os ministros extraordinários da comunhão e outros leigos com responsabilidades próprias na pastoral da comunidade cristã”, salienta D. José Cordeiro.

A Diocese de Bragança-Miranda tem uma vasta extensão territorial (6 598,5 Km2) e, tendo em conta os distintos condicionalismos históricos e geográficos, foi articulada em quatro Arciprestados e 18 Unidades Pastorais.

O livro integra a colecção “Domus Ecclesiae” e está disponível nos serviços centrais da Cúria Diocesana.

23 Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You May Also Like

Sem categoriaDuc in Altum

Homilia de D. José Cordeiro na Catedral de Bragança, na Eucaristia de Acção de Graças pelo exercício do…